A importância das instruções de segurança do trabalho

Sabendo que, segundo o Código de Trabalho, Artº 281º a 284º,  é responsabilidade do empregador garantir condições de trabalho que protejam a sua saúde e a sua segurança, aplicando os princípios gerais de Segurança e Saúde do Trabalho, a Seepmed empenha-se para oferecer aos seus clientes e parceiros, a melhor experiência na formação e implementação destes princípios, de forma a tornar a cultura das empresas clientes e parceiras muito mais segura e saudável, sem que isto se torne um processo moroso e pouco prático.

Para isto, a Seepmed disponibiliza informações sobre as Instruções de Segurança do Trabalho abrangentes para atividades, tarefas e equipamentos relacionados com as operações diárias das empresas.

O que são Instruções de Segurança do Trabalho?

As instruções de segurança do trabalho são documentos essenciais, pois não só delineiam minuciosamente as práticas operacionais, como também destacam de forma precisa os riscos associados, as causas comuns de acidentes e as medidas preventivas cruciais para garantir a integridade e bem-estar de todos os colaboradores.

Para que servem as Instruções de Segurança do Trabalho?

  1. Recomendações que ampliam a saúde e a segurança do trabalho
  2. Ações que podem causar riscos, danos ou acidentes do trabalho, portanto devem ser evitadas
  3. Ações preventivas de segurança do trabalho
  4. Ações que devem ser tomadas em caso de danos ou acidentes do trabalho
  5. Ações que não devem ser tomadas em casos de danos ou acidentes de trabalho
  6. Ações individuais que podem afetar o coletivo
  7. Ações que ampliam o bem-estar e a saúde do trabalho
  8. Regras e recomendações para a boa convivência

Definições Fundamentais para uma Compreensão Profunda das Instruções de Segurança do Trabalho

Aprofundando-nos no cerne das Instruções de Segurança do Trabalho, é essencial absorver algumas definições fundamentais:

O que é risco?

Risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um evento ou exposição perigosa e a gravidade das lesões ou problemas de saúde que podem decorrer desses eventos.

O que é avaliação de riscos e medidas preventivas

A avaliação de riscos é parte importante do processo para a elaboração das Instruções de Segurança do Trabalho, pois é a partir desta avaliação que serão mensurados os reais riscos e quais devem ser as atitudes preventivas e também protetivas relativamente a estes riscos.

A Autoridade para as condições do Trabalho (ACT) disponibiliza uma lista de verificação de riscos que relaciona várias atividades, por ordem alfabética, a fim de facilitar a elaboração das Instruções de Segurança do Trabalho das empresas.

Segundo a ACT, a avaliação de riscos é a base da gestão bem-sucedida em Saúde e Segurança do Trabalho, já que é um fator-chave para reduzir a ocorrência dos acidentes de trabalho e as doenças profissionais e, corretamente aplicada, corresponde a uma melhoria na saúde e segurança no local de trabalho, melhorando o desempenho da empresa em geral.

O que são medidas Preventivas?

Consistem em ações deliberadas para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou de outra situação indesejável, que visa evitar a ocorrência de incidentes.

O que são medidas de Proteção?

São estratégias destinadas a prevenir ou minimizar um potencial dano, ampliando a salvaguarda dos colaboradores e ativos.

Exemplificar com Rigor as Instruções de Segurança do Trabalho

Tarefa: Utilização de serra de fita

Descrição: A serra de fita é uma máquina projetada para o corte preciso de materiais como ferro, aço e madeira.

Risco: Contato com objetos em movimento.

Causa: Utilização inadequada do equipamento ou falta de formação.

Medida de Prevenção: É imperativo nunca introduzir mãos ou qualquer parte do corpo sob ou na trajetória percorrida pelas lâminas.

Como desenvolver as Instruções de Segurança do Trabalho da minha empresa?

Para desenvolver as Instruções de Segurança do Trabalho, é importante que a empresa tenha como aliada, uma parceira séria e devidamente certificada na ACT. Desta forma pode oferecer formações necessárias e exigidas por Lei, assim como a implementação das devidas Normas e Regulamentações, além de ser capaz de orientar e auxiliar no desenvolvimento das Instruções de Segurança do Trabalho da empresa, já que cada empresa tem as próprias necessidades, de acordo com o ramo de atividade, com a localização, as instalações, o número de colaboradores etc.

Os clientes e parceiros da Seepmed recebem todo o apoio e suporte necessário e, com isso, podem oferecer aos colaboradores um ambiente propício e uma cultura de prevenção, o que amplia o bem-estar e a saúde do trabalho e reflete diretamente no envolvimento e na produtividade dos colaboradores.

Acreditando na construção de um ambiente de trabalho muito mais seguro e saudável, a Seepmed oferece gratuitamente, um e-book com informações sobre instruções de Segurança do Trabalho, com informações importantes e de qualidade.

Para ter acesso a este material, preencha o formulário abaixo: